Confira como foi a Semana de Conscientização no Trânsito na UNIFRAN

September 2018

O Brasil é o quinto país com mais mortes no trânsito e um fato que chama atenção é que a maioria das vítimas desses acidentes é pedestre. Preocupada com este cenário, a Universidade de Franca realizou no dia 16/08 uma palestra gratuita sobre conscientização no trânsito para despertar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e incentivar a reflexão da comunidade.

O tema foi abordado pelo 1° Tenente Regis Antônio Mendes, Comandante do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar de Franca, e o Soldado Murilo Vieira Júnior, contanto ainda no momento da abertura com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Franca a Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi.

No local palestra, houve também a participação de representantes da ONG Mulheres do Brasil, as quais em parceria com a Policia Militar de Franca, confeccionaram um material ilustrativo para ser entregue à comunidade acadêmica. Assim, enquanto ocorria a palestra, dois policiais militares permanecerem no Campus entregando os panfletos e apresentando o bafômetro e os radares, afim de mostrar a importância destes itens durante a fiscalização.

Durante a semana de 12 a 18/08, permaneceu no campus da Unifran, uma simulação contento dois veículos, uma moto e um carro, que estiveram envolvidos em um acidente fatal. Este cenário, continha um banner contando a história do ocorrido e desfecho dos envolvidos, tendo como intuito sensibilização de comunidade acadêmica acercas dos perigos da utilização do consumo de álcool e direção.

O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unifran e coordenado pela Dra. Lilian Cristina Gomes do Nascimento e pela Dra. Marina Garcia Monochio Pina.