Grupo de Pesquisa promove Roda de Conversa sobre pessoas com trajetórias de rua

September 2018

No mês de agosto, o Grupo de Pesquisa Populações Vulneráveis e Promoção da Saúde (CNPQ), liderado pela Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta, docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN, deu início as suas atividades.

Uma das primeiras iniciativas do grupo foi promover uma Roda de Conversa sobre populações com trajetórias de rua, nos dias 27 e 28/08, nas dependências da UNIFRAN. A atividade foi coordenada pelo Prof. MS. Cassio Giorgetti, cientista social pela Puc /SP, coordenador de serviços de abrigo para população de rua de SP e projeto Reviravolta ( atividades produtivas com população de rua), pesquisador da FIPE ( Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas), com a participação especial da Profa. Dra. Ana Lélis de Oliveira Garbim, docente da UNESP/Franca, membro da OAB/.

O evento envolveu cerca de 100 alunos dos cursos de serviço social e psicologia, alunos da pós graduação em promoção de saúde, docentes e profissionais dos serviços de população de rua de Franca (Abrigo institucional e Centro Pop) e contou inclusive com os depoimentos de pessoas que viveram nas ruas.

Com a sala lotada de pessoas interessadas na compreensão da temática foram discutidos os perfis das pessoas em situação de rua, estratégias de sobrevivência, dependência química, problemas mentais e familiares, oferta e desmonte das políticas públicas de atendimento e dificuldades de atendimento, entre outros.

A iniciativa do Grupo de Pesquisa oportunizou aos docentes e alunos de graduação e pós-graduação contato com o tema e apontou para a necessidade do aprofundamento das pesquisas junto aos grupos vulneráveis, no enfrentamento dos determinantes sociais que afetam a qualidade de vida e saúde das pessoas. Essa experiência mostrou a importância da Universidade na construção de conhecimentos extra muros!