Quadrinhos & Cia.: professor da Linguística no IF Sul de Minas

June 2016

Como parte das atividades que visam a inserção do Mestrado em Linguística da UNIFRAN na comunidade, o docente do programa, Prof. Dr. Fernando Aparecido Ferreira, ministrou no dia 24 de maio o minicurso Quadrinhos & Cia. – conhecendo e experimentando uma linguagem, no Instituto Federal do Sul de Minas, campus Passos.

A atividade fez parte da Jornada de Comunicação, promovida pelos cursos de Comunicação Visual e Produção Publicitária do IF. Participaram do minicurso alunos do ensino médio e de cursos técnicos, bem como professores do Instituto. Tendo os quadrinhos como objeto de estudo em suas pesquisas, o docente do Mestrado em Linguística apresentou no curso noções da linguagem verbo-visual que caracteriza essa forma de expressão, bem como as especificidades dos gêneros charge, cartum, tirinha e histórias em quadrinhos. A partir dessas noções, os participantes exercitaram a linguagem da chamada “Nona Arte” na prática, criando seus próprios cartuns, tirinhas e histórias em quadrinhos.