Psicóloga da Unifran apresenta projeto em Congresso no Rio Grande do Sul

August 2007

marcia250.jpgA psicóloga do setor de Apoio ao Aluno da Unifran e também do Colégio Alto Padrão Objetivo, Márcia Ricci Maia, esteve nos dias 16, 17 e 18 de agosto em Bento Golçalves, no Rio Grade do Sul, para participar do I Congresso Latino-americano de Orientação Profissional da ABOP / VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional.

Seu trabalho, intitulado "A Orientação Profissional no Combate a Evasão Universitária", esteve dentre os escolhidos para apresentação no Congresso. Nele, Márcia defendeu a importância desse tipo de orientação para estudantes do Ensino Médio e Superior e do planejamento de carreira como alternativas para evitar a evasão. Ao todo, foram enviados cerca de 500 trabalhos dos mais diferentes temas e de autores oriundos de toda a América Latina, mas apenas 200 foram selecionados.

Márcia explica que em 2006, cerca de 257 alunos desistiram da evasão após se submeterem ao programa de orientação profissional. Já no primeiro semestre desse ano, o número chegou a 103. "A tendência é aumentar, já que agosto é um dos meses que as escolas registram maior número de evasão", explica a psicóloga que é membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional).