Projeto Reciclar para educar ensina crianças a montar brinquedos com materiais descartados

June 2009

alunasmeioambiente250_2.jpgAlunas do 3º e 4º anos do curso de Ciências Biológicas da Unifran, acompanhadas pela Profª Dra. Márcia Helena Pontieri (foto), comemoraram a semana do meio ambiente(04/06) propondo uma atividade de educação ambiental aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Alto Padrão Objetivo.

As alunas montaram um jogo de tabuleiro confeccionado a partir de restos de materiais descartados pela indústria de calçados. Nas regras do jogo perguntas referentes ao meio ambiente. As peças do tabuleiro eram os próprios alunos. Era considerado vencedor o participante que chegasse primeiro ao final do tabuleiro. “O jogo foi muito bem aceito pelos alunos que se divertiram e aprenderam um pouco mais a sobre a necessidade de respeitar o Meio Ambiente”, diz a Profª Márcia.

O jogo faz parte do projeto “Reciclar para educar”, que tem por objetivo utilizar material reciclável para confeccionar brinquedos pedagógicos. O projeto é orientado Profa Dra Márcia Helena Pontieri, na disciplina de Ciência Ambiental do curso de Ciências Biológicas e conta com a participação de docentes do 3º e 4º anos. “Estes brinquedos têm como objetivo, não só a educação ambiental como também o ensino de ciências no ensino fundamental”, finaliza.