Notícias

Projeto Jovem Pesquisador de professor do Grupo de Produtos Naturais é aprovado pela FAPESP


05
January 2009

miller.jpgO pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências, Prof. Dr. Antônio Eduardo Miller Crotti, teve seu Projeto Jovem Pesquisador, intitulado "Prospecção de óleos essenciais de espécies brasileiras cultiváveis com atividade contra patógenos da cavidade bucal e sobre a mosca branca (Bemisia tabaci biótipo B) em tomateiro”, aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O projeto será desenvolvido em colaboração com o prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins, do Laboratório de Pesquisas em Microbiologia Aplicada (LAPEMA), da Unifran, e com o prof. Dr. Edson Luis Lopes Baldin, do Departamento de Produção Vegetal e Defesa Fitossanitária (FCA/UNESP, Campus de Botucatu).
Os objetivos do projeto são a obtenção de óleos essenciais de espécies vegetais cultiváveis do Cerrado brasileiro e a avaliação de suas atividades frente a patógenos bucais e sobre a mosca branca. O prof. Miller explica que os óleos essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis, ou seja, que se ‘evaporam’ facilmente. Para a determinação da constituição química destes óleos, foi aprovada pela FAPESP a aquisição de um equipamento de CG-EM (cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas).
“Trata-se de um equipamento importado e de custo muito elevado, por isso a sua aquisição é uma grande vitória para todos os pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências”, esclarece. “Com a vinda deste equipamento, muitas análises que vinham sendo realizadas em outras instituições poderão agora ser realizadas na Unifran. Além disso, este equipamento tem potencial para ser utilizado nos projetos desenvolvidos pela maioria dos pesquisadores de nosso grupo, tanto do Grupo de Pesquisas em Produtos Naturais (GPNUF) como do grupo Sol-Gel.”, complementa o prof. Miller, que se graduou em Química pela Unifran, em 1998, e concluiu o doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, em 2005.