Projeto Escola de Fábrica forma primeira turma

December 2007

essescola250.jpgO encerramento acontece nesta quinta-feira, às 14h, no Teatro Central da Unifran

A ECOFRAN é gestora na região do Projeto Escola de Fábrica, criado pelo Governo Federal/MEC, e que terá suas atividades encerradas na próxima quinta-feira (20), quando os 200 alunos participantes receberão o certificado de conclusão do curso. A cerimônia será realizada às 14h, no Teatro Central da Unifran e contará com a presença da Orquestra Sinfônica de Franca. Na ocasião estarão presentes também as supervisoras do MEC Tatiana Gavazza e Cristiane Matano, prefeitos e empresários envolvidos no projeto, professores e coordenadores.

Iniciado em junho deste ano, o projeto contou com a parceria de nove cidades da região sendo elas: Patrocínio Paulista, Itirapuã, Cássia, Ibiraci, Santo Antonio da Alegria, Ipuã, Guará, Cristais Paulista e Franca. Empresas privadas como Democrata, AERF, Ferracini, Camari, N D Ávila, Jomar Materiais Elétricos, Associação Comercial e Industrial de Cássia, Associação Comercial de Guará, Associação dos Produtores Rurais do Norte Alegriense, Associação Rural dos Pequenos Produtores de Patrocínio Paulista, Usina Colorado também foram parceiras no programa.  Aproximadamente 70 profissionais das diversas áreas do conhecimento estiveram envolvidas diretamente no processo de capacitação.

Luis Fernando, aluno do curso de Cerâmica na cidade de Cássia, ficou satisfeito com o que aprendeu no projeto. “Tudo valeu a pena! As novas amizades, os novos conhecimentos e as novas experiências”, disse. Assim como ele, outros alunos gostaram do que aprenderam e agora querem ir além. “Pretendo continuar meus estudos na área de engenharia civil, podendo crescer cada vez mais”, conta Luis Fernando, aluno do curso de Construção Civil. “Minha expectativa é poder colocar em prática tudo aquilo que aprendi durante as 600 horas de capacitação”, conta Eloena Maria, aluna do curso de Calçados.

O projeto viabiliza a formação profissional de jovens carentes com idade entre 16 e 24 anos através do próprio ambiente empresarial, aproximando o setor produtivo aos processos educacionais. Além da capacitação, os jovens receberam, durante o curso, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150,00 por cada 100 horas de capacitação.

Em 2008 o projeto Escola de Fábrica retomará suas atividades e 10 novas turmas serão formadas, o que possibilitará a capacitação de mais 200 jovens. “Ser unidade gestora desse projeto é um presente”, disse o professor Antonio Mauro Alves, coordenador do projeto e Diretor Presidente da ECOFRAN.