Projeto de Pesquisa da Unifran na área de química inorgânica é aprovado pela Fapesp

February 2006

pesquisa250.gifO trabalho visa preparar novos tipos de catalisadores, substâncias necessárias em 90% dos processos industriais

Os pesquisadores da equipe de mestrado em química inorgânica da Universidade de Franca (Unifran) tiveram mais um projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O trabalho tem por objetivo preparar novos tipos de catalisadores, substâncias químicas que aceleram a velocidade de reação da matéria–prima durante o processo industrial.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Prof. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, grande parte dos catalisadores utilizados atualmente não é tão eficaz. “Pretendemos preparar novos catalisadores e reutilizáveis. Assim, conseguiremos ter mais eficiência e ainda trazer muitos benefícios tanto ao meio ambiente como para as empresas”, afirma. Kátia explica que os principais benefícios destes novos catalisadores são: menor geração de lixo, menos poluição, e ainda maior lucro para as indústrias.

A equipe está trabalhando a partir de matrizes de sílica ou alumínio, contendo metais específicos, utilizando-as sempre na conversão de derivados de petróleo. Além de Kátia também compõem a equipe os professores: Eduardo José Nassar e Paulo Sérgio Calefi, além de alunos de iniciação científica e mestrandos da universidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3711-8878.