Notícias

Projeto de Mestrado da Unifran ganha página de importante revista no segmento agropecuário


02
August 2007

moacyr250_1.jpgOtimizar a estocagem do bagaço da cana-de-açúcar: essa é a principal preocupação que o trabalho de mestrado do aluno da Unifran Moacyr Lopes do Santos e do orientador e professor da Unifran Paulo Sérgio Calefi visa buscar. A idéia foi além e ganhou as páginas da revista especializada em conteúdo agropecuário A Granja no último mês de maio.  

O projeto tem por finalidade encontrar formas alternativas para a estocagem do bagaço de cana no período de entre-safra, já que o procedimento de empilhar todo esse resíduo a céu aberto, como é feito hoje, ajuda na decomposição. “Isso acaba por gerar uma perda de energia que poderia ser utilizada em outras ocasiões caso todo o estoque fosse mantido em um local adequado”, explica Calefi. “Mas as usinas empilham todo o bagaço, que fica à mercê de chuvas, sol, e até mesmo caminhões que caminham por elas, antecipando a decomposição e, conseqüentemente, a perda de energia dos restos da cana”. 

Todo o estudo foi baseado em análise térmica, o qual permite acompanhar a perda de massa e medir o teor energético do bagaço. "É uma forma adequada e viável para a ocasião", finaliza o professor.