Projeto de Inclusão Digital da Unifran comemora 5 anos e forma mais 176 pessoas

December 2007

InfoUnifran250.jpgO InfoUnifran – projeto de inclusão digital realizado pela Universidade de Franca- Unifran comemora seus cinco anos de existência com mais uma formatura. Serão 176 formandos das cidades de Franca, Restinga e Pedregulho, que receberão certificados em um evento marcado para essa sexta-feira (7), no Teatro Central da universidade, às 18h45. Participam da cerimônia comemorativa representantes de todas as prefeituras, creches, escolas, igrejas ex-monitores e coordenadores que passaram pelo projeto ao longo dos anos e, claro, as famílias dos atuais oncluintes.

Iniciado em 2002, através do curso de Ciência da Computação, o InfoUnifran já beneficiou 2500 pessoas de Franca e região. O projeto busca contribuir para que pessoas carentes, a partir de 7 anos de idade, possam conhecer sobre o computador (sua utilidade no cotidiano, os sistemas mais usuais, além da Internet), através de aulas gratuitas de Informática. Durante o curso, os alunos aprendem Windows, Word, PowerPoint e Internet.

As novidades desse ano foram a capacitação, além das crianças, dos professores da rede pública municipal e de adultos que buscam sua recolocação no mercado de trabalho e que necessitam incrementar o currículo e o voluntariado de pessoas de outros cursos da Unifran, não ligados à área de informática. Para o próximo ano o projeto prevê aulas para os servidores municipais de Franca.

É de responsabilidade da universidade o material de apoio, instrutores treinados e a estrutura do laboratório de informática da universidade. “As prefeituras ou entidades se encarregam do transporte dos alunos”, explica Glenda Cristina Valim de Melo, que coordena o projeto junto com Ângelo César Colombini e Claudia Vicci Amadeu.

A participação no InfoUnifran ultrapassa o conhecimento das ferramentas básicas do computador. Segundo Glenda Valim, ao longo desses anos foi possível observar que a auto-estima dos aprendizes também é tocada pelo projeto. “Eles se sentem incluídos num mundo que antes lhes parecia muito distante, ou impossível de se ter acesso, e isso trás um valor imensurável para cada vida”, explica Glenda.

Informações sobre novas turmas para o InfoUnifran a partir de março de 2008, através do telefone 0800 341212.