Projeto da Unifran viabiliza ações dentro da Fundação Casa

June 2008

casa250.jpgA Unifran, em parceria com a Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – antiga FEBEM), irá desenvolver programas e ações educacionais para os internos.

No próximo dia 13, sexta-feira, alunos do 4º ano de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem para o espaço um projeto de paisagismo. Durante o mês de maio, os estudantes realizaram visitas in loco e participaram de reuniões com a diretora da Fundação, Rosângela Caetano. Todo o projeto é coordenado pelo professor Nelson Galvão de Arruda Filho.

Já o curso de Educação Artística – Artes Plásticas da universidade desenvolverá oficinas de desenhos, em junho. Os alunos de Gastronomia também devem participar do projeto com oficinas e informações sobre o reaproveitamento dos alimentos.

No mês de maio, o curso de Odontologia realizou atendimento no local por meio de seus alunos. Na ocasião, três internos receberam próteses dentárias.

"A universidade, sempre que possível, está firmando parcerias que proporcionam melhorias na comunidade em que ela está inserida. É bom para a comunidade, é bom para os nossos alunos, que são despertados para o trabalho voluntário", explica André Melo, Pró-Reitor Comunitário da Unifran.

A Fundação

A Fundação Casa, inaugurada em Setembro de 2007, é a primeira do tipo na cidade de Franca. Com capacidade para até 56 menores entre 14 e 17 anos, o projeto desenvolvido no local para a reeducação dos internos é chamada “Modelo Pedagógico Contextualizado”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Pastoral do Menor.

A estrutura da fundação conta com salas de aula, consultórios, salas para desenvolvimento de atividades, refeitório, quadra poliesportiva e dormitórios com capacidade para 56 adolescentes, 40 no regime de internação e 16 em internação provisória.