Projeto Conhecendo a Cidade promoveu visita monitorada ao Arquivo Municipal e ao Museu Interativo de Ciências de Franca

December 2006

unifran250.jpgCerca de 50 integrantes do Projeto Conhecendo a Cidade, uma parceria da Prefeitura Municipal de Franca, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) SUL, do Curso de Turismo da Unifran e da Viação São José, visitaram na quinta-feira (14 de dezembro) o Arquivo Histórico Municipal e o Museu Interativo de Ciências de Franca. Os participantes sairam às 13h45 do Bairro Aeroporto e chegaram às 14h15 no Colégio Champagnat, construção de 1917, tombada como patrimônio histórico.
         O grupo foi dividido entre adultos e crianças. Das 14h20 às 15h20, as crianças visitaram o Museu Interativo de Ciências acompanhadas por alunos do curso de Turismo da Unifran e por monitores da Prefeitura. Simultaneamente, os adultos, acompanhados pelos alunos e professores do curso de Turismo da Unifran e responsáveis pelo CRAS-Sul, foram recebidos por Graziela Alves Correa, chefe do Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Pinheiro e presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Cultural e Turístico do município de Franca (Condephat). Após a visita, os adultos conheceram o Museu Interativo de Ciências e as crianças foram para a biblioteca infantil, onde também funciona a brinquedoteca.
         De acordo com Adriana Mantese Gaspari, diretora do curso de Turismo, a visita ao museu, considerado instrumento comunicativo, educativo e de oportunidades, proporcionou aos participantes o conhecimento da origem e evolução do homem e a possibilidade de interação com diversos experimentos científicos na área de ciências. Já no Arquivo Histórico, os adultos tiveram uma verdadeira aula de história do município e também foram estimulados a preservar o patrimônio histórico. Todos conheceram o livro no qual estão registrados todos os acordos para início do bairro onde moram (o Aeroporto) e puderam entrar em contato com artefatos e objetos de outras épocas.
         “O patrimônio passa a ser um mediador entre o passado e o presente, uma referência que permite identificar uma nação, sabermos de onde viemos, nos dando uma identidade, a noção de pertencer. Isso ajuda na preservação da memória e do patrimônio porque é mais fácil preservamos o que conhecemos de verdade”, explica a diretora. O passeio foi encerrado com um lanche comunitário.

Perfil do Projeto – O Projeto Conhecendo a Cidade, que teve início em agosto de 2006, tem como objetivo promover a inclusão social através do Turismo. Os envolvidos no projeto detectaram que muitos moradores dos bairros Jardim Aeroporto I, II, III, e V, atendidos pelo CRAS SUL, não conheciam a cidade, ficando restritos à vida do bairro. A partir disso resolveram promover o turismo local, para mostrar os principais pontos turísticos da cidade, fornecendo a eles não somente uma visão turística, mas principalmente uma meta de vida a ser alcançada por meio do conhecimento de novos locais e novas oportunidades.