Notícias

Promoção de Saúde promove roda de conversa no Dia Internacional da Mulher


02
April 2018

Como parte da programação da Rede Ibero-Americana de Universidade Promotora de Saúde (RIUPS), o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN realizou no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, nas dependências do anfiteatro Tribunal do Júri, uma “Roda de Conversa Promovendo a Promoção da Saúde na Universidade: Equidade e Gênero”. Na oportunidade foram convidados a professora do curso de Serviço Social, especialista no assunto, Dra. Soraia Veloso Cintra da Universidade de Uberlândia, o sociólogo Fausto Scott e representantes do movimento sociais, mulheres afrodescententes e mulheres transexuais.

Com o auditório repleto de alunos da graduação em serviço social, psicologia, direito e enfermagem realizou-se um amplo debate sobre aspectos históricos e sociais dos direitos da mulher, espaços conquistados, legislações sociais, bem como os desafios do cuidado da saúde, inadequação do corpo ao gênero, desigualdades nas condições de trabalho, violências, preconceitos, discriminação, entre outros.

A igualdade de gênero tem relações intrínsecas com os direitos humanos.  É preciso superar injustiças, a discriminação salarial, a exploração e o abuso sexual que estão submetidas as mulheres pobres, viúvas, indígenas, com deficiência ou aquelas que não se ajustam as normas de gênero. A superação das desigualdades e gênero tem sido apontada como um dos principais objetivos da Agenda 2030, estabelecidos pela ONU em 2015, para a superação das iniquidades e para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Nessa perspectiva o evento possibilitou uma reflexão crítica sobre avanços e obstáculos, reafirmando que a luta pelos direitos humanos e pela equidade social, se constrói diariamente, por meio da responsabilização e mobilizações coletivas da sociedade civil organizada.

Confira algumas fotos: