Notícias

Programa de Pós-graduação em Ciência Animal promove encontro sobre toxoplasmose


28
February 2018

No dia 13/12, os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal: Maria Augusta Adami P. dos Santos, Carolina Abraão N. Naddeo, Daniel Peixoto Pereira, Débora da Oliveira Garcia, Jéssica Cristina Barros e Charles Silva de Lima, realizaram na prática em atividade na disciplina “Modalidades de apoio ao ensino e à comunidade”, um encontro na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade de Brodowski/SP, sobre o tema: “Toxoplasmose: afinal de quem é a culpa?”.

O encontro teve como público alvo as gestantes que realizam o pré-natal e funcionários da unidade. Foi realizada uma palestra expositiva sobre a importância da realização do acompanhamento pré-natal para a identificação da doença, seus sinais clínicos observados nas gestantes e nos neonatos, métodos de controle e profilaxia da enfermidade e, por fim, o papel do gato doméstico no ciclo da doença. Ao final, foram sorteados kits com produtos de higiene para os bebês e fraldas descartáveis e disponibilizado ao final do encontro um coffee break, no qual houve a interação de todas as gestantes para sanar várias dúvidas discutido anteriormente.

A disciplina “Modalidades de apoio ao ensino e à comunidade” tem por objetivo discutir propostas e aplicá-las à comunidade, destacando o papel fundamental do médico veterinário sobre a saúde coletiva, especialmente ao que se refere às doenças infecciosas de potencial zoonótico.

Conheça mais sobre o Programa em Ciência Animal.