Programa em Promoção da Saúde recebe prêmios em congresso no México

July 2019

O Programa em Promoção da Saúde da Universidade – UNIFRAN, recebeu duas premiações que ocorreram no final do primeiro semestre, no IX Congreso Iberamericano de Universidade Promotoras de la Salud. O evento foi realizado pela Universidad Autônoma de Nuevo León e pela Red Iberoamericana de Universidade Promotoras de la Salud, com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde.

Os trabalhos receberam primeira colocação, na modalidade poster, em dois eixos temáticos do evento “La resiliencia univeriatria en apoyo a la salud, los derechos, las libertades y la no violência” e no eixo “Determinantes sociales de la salud”. Ambos trabalhos foram apresentados pelo doutorando Hélcio Balbino e são frutos de dados parciais das dissertações das mestrandas Mariana Nunes e Fabiana Cury, orientandas da Profa. Dra. Lilian C. Gomes Nascimento

Os trabalhos premiados abordam uma temática de grande relevância atualmente no meio acadêmico: a qualidade e estilo de vida da população. Os resultados trazem dados inovadores e mostram a importância das pesquisas acadêmicas ao darem um retorno social para a comunidade.

Neste contexto, vale ressaltar que a Universidade de Franca, que integra a Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde (PPGPS), é uma instituição que incentiva, apoia e difunde práticas em promoção da saúde no campus e na comunidade, estando os trabalhos premiados inseridos neste âmbito de pesquisa.

A Profa. Dra. Lilian Gomes, comentou que as premiações foram resultado de muito trabalho e o reconhecimento é essencial para motivar ainda mais os profissionais que fazem parte da equipe a continuarem promovendo a saúde. Ela agradeceu a todos os envolvidos que cooperaram para a realização dos estudos, os quais contaram com o empenho e dedicação de mestrandos e doutorandos do PPG em Promoção da Saúde, assim como também agradeceu a participação de outros docentes do programa, alunos do curso de fisioterapia, a Cooperfran (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Franca) que atuou como parceira, e principalmente ao apoio da instituição mantenedora – UNIFRAN.

Veja os prêmios: