Programa de Mestrado em Linguística realiza atividades culturais para a comunidade

February 2019

Lembra da I Escola de Verão? Com o intuito de oferecer atividades culturais para a comunidade, ela está a todo vapor!

Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2019, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNIFRAN participaram de atividades da I Escola de Verão, que aconteceram no bloco azul da UNIFRAN.

O evento que foi aberto a toda a comunidade de Franca e região, com a realização de oficinas, minicursos, e rodas de conversa entre os quais destacamos o minicurso “Pensando Fora da Caixinha: contribuições da análise de discurso na discussão do racismo”, ministrado pela profa. Dra. Fabiane Jesus, pós-doutoranda do Programa e bolsista CAPES PNPD.

Outro minicurso que ocorreu durante o evento, foi “Quadrinhos: conhecendo e explorando a linguagem da nona arte”, dado pela mestranda Nayara Hermínia Christina dos Santos, bolsista Capes, pelo aluno de Iniciação Científica Marcelo Junqueira, bolsista PIBIC- CNPQ e com a supervisão do Prof. Dr. Fernando Aparecido Ferreira, que é o orientador dos dois alunos.

Ocorreram também outros 3 minicursos, sob a supervisão da profa. Dra. Maria Flávia Figueiredo. Foram eles:

1. a) Retórica Musical Contemporânea: como a música pode nos levar à persuasão? Ministrado pelo orientador de Iniciação científica (FAPESP), Valmir Ferreira dos Santos Júnior.
  2. b) Paixões Aristotélicas e a Função Social de Canções que Despertam a indignação, cujo os responsáveis foram: o mestrando Alan Ribeiro Radi, bolsista FAPESP, e a mestranda Priscila Antunes de Souza, taxista CAPES.
  3. c) As paixões aristotélicas na era digital: o caso dos memes, que ficou sob a responsabilidade do orientando de Iniciação Científica e bolsista FAPESP, Ticiano Pimenta.

O Prof. Dr. Alexandre M. Bueno supervisionou dois minicursos e uma roda de conversa. Esta última, teve como mediador seu orientando Felipe Santos, bolsista de Iniciação Científica da FAPESP.

Já o minicurso Cultura, Gastronomia e Alteridade: como a comida se transforma pela presença do outro, foi oferecido pela professora do curso de Gastronomia da UNIFRAN e mestranda do Programa, Ana Elisa Gomes Nogueira, bolsista UNIFRAN.

Houve ainda o minicurso “Moda inclusiva: O que é? Como se faz? ”, que foi ministrado pela mestranda Maíra Franco, taxista CAPES.

Além dessas atividades, a I Escola de Verão, também contou com mais duas oficinas que foram supervisionadas pela Profa. Dra. Vera Lucia Rodella Abriata:

Há lugar para a poesia na sociedade contemporânea? A poesia social de drummond e armando freitas filho, que foi mediada pelo mestrando Davi Lemos Reis e pela sua orientanda de Iniciação Científica, bolsista PIBIC-CNPQ, Renata Carneiro.

A Hora e Vez do Conto na Modernidade: Guimarães Rosa em cena, oficina mediada pela mestranda e professora do curso de Administração, Mayara Luzente Cestari, também bolsista UNIFRAN.

Veja algumas fotos do evento: