Notícias

Professores lançam livros na Unifran


13
June 2007

cassio250esse.jpg

No dia 13 de junho, no Mezanino da Biblioteca da Unifran, às 20h acontece o lançamento dos livros "Janela da Alma" e "Os Oficiais do povo" de autoria do professor Cássio dos Santos Tomaim, Mestre em História – Unesp/Franca e docente do Curso de Comunicação Social e Flávio H. Dias Saldanha, Mestre em História Unesp/Franca e professor do Curso de Pedagogia (Educação à distância) Centro Claretiano de Batatais, respectivamente.

Em "Janela da Alma", o cinema é interpretado como um instrumento legitimador de um projeto autoritário posto para o Brasil dos anos 1930 e 1940.Cássio Tomaim analisa o Cine Jornal Brasileiro, filme de atualidade produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda(DIP) do governo Vargas. Os cinejornais do DIP surgem, neste estudo, como um reduto da materialização de um discurso totalitário que pretendia tornar o Estado Novo algo presente e familiar no cotidiano dos trabalhadores urbanos.

O foco do livro "Os Oficiais do Povo" é a Guarda Nacional, em Mariana (MG), entre 1831 e 1850, momento de sua formação, logo no inicio do Período coincide com a crise final do Primeiro Império e inicio do Período Regencial, em que, não somente foram manifestadas grandes preocupações com a construção da nação, como com a coesão necessária ao desenvolvimento do que se poderia chamar "nacional".