Professores e alunos do Mestrado em Linguística participaram do 61º Seminário do GEL

September 2013

Os alunos Renata Cristina Duarte, Flavia Karla Ribeiro Santos e Gustavo H. G. de P. Lopes, orientandos daprofa. Dra. Vera Lucia Rodella Abriata participaram nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2013 do 61º Seminário do Gel, realizado na FFLCH da USP em São Paulo com apresentação de comunicações orais relacionadas a suas pesquisas de Mestrado e iniciação científica respectivamente. Renata Cristina Duarte apresentou o trabalho intitulado As estratégias enunciativas em “O ladrão de sonhos” de Ivan Ângelo. Gustavo H. G. de Paula Lopes, apresentou o trabalho A fotografia de Sebastião Salgado: uma leitura semiótica de “Ouro, Serra Pelada, Brasil. Por sua vez a aluna Flavia Karla Ribeiro Santos, apresentou a comunicação oral cujo título foi Os percursos do sujeito “andarilho” e formas de vida em “O gorro do andarilho” de Menalton Braff. A professora Vera Lucia Rodella Abriata, por sua vez, participou de simpósio intitulado Formas de vida da mulher brasileira: acontecimento e rotina nas dimensões figurativa e plástica, juntamente com pesquisadores da UNESP de Araraquara em que apresentou a comunicação O acontecimento e formas de vida em “Estoriinha” de João Guimarães Rosa.

Por sua vez, a profa. Dra. Naiá Sadi Câmara apresentou a comunicação O perfil do professor de linguagens, códigos e tecnologias: uma análise dos livros e apostilas utilizados no ensino fundamental, além de participar do lançamento do livro da coleção do mestrado Linguística, vol. 7, com a professora Maria Flávia Figueiredo. Orientou as apresentações das alunas: Renata Papadopoli, com o trabalho intitulado “Do leitor passivo ou leitor interativo: a era da cultura da convergência”; Eloísa Maria Ávilla de Carvalho com o trabalho Proficiência leitora de alunos de Ensino Médio no universo das narrativas transmídias; Camila Cristina Branquinho Barbosa Tozzi Silva com o trabalho Política e charge: um estudo sobre a intertextualidade.

Os professores doutores Maria Flávia Figueiredo e Fernando A. Ferreira apresentaram trabalho intitulado Deixo em suas mãos o meu povo: retórica e intertextualidade na campanha de Dilma em 2010. Além disso, os alunos Adilson Pereira Teodoro e Marília de Souza Neves (orientandos da profa. Maria Flávia) apresentaram comunicações orais sobre os temas Argumentar e cuidar: a presença dos estudos retóricos em produções didáticas direcionadas aos cuidadores da saúde e Gêneros textuais no ensino fundamental: processo de leitura e compreensão, respectivamente.

professor Dr. Juscelino Pernambuco orientou e revisou os textos das apresentações de seus orientandos, na seguinte ordem: Cristiane Alves de Oliveira: Proposta Curricular do Estado de São Paulo: a representação do novo; Elisa Garcia Bertoni Idalgo: Literatura infantil: estratégias sociocognitivas de leitura; Joarle Magalhães Soares: TV versus internet: o telejornalismo como gênero textual; Lívia Cárnio Custódio Silva: A dificuldade de compreender e interpretar textos no ensino fundamental II.

profa. Dra. Fernanda Correa Silveira Galli integrou, com pesquisadores da FFCLRP/USP, o simpósio intitulado “Rede(s) de dizer(es): movimentos discursivos”, apresentando o trabalho Autoria do/no blog.

Assistiram ao evento, como ouvintes, os alunos Ana Cláudia Ferreira da Silveira (orientanda da profa. Maria Flávia), Lucas Ricci Maia, Guilherme Beraldo de Andrade (orientandos do prof. Fernando), Rosana Letícia Pugina (orientanda do prof. Juscelino), Tatiana Barbosa de Sousa (orientanda da profa. Vera).

Ainda neste evento, foram lançados dois livros, frutos dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Mestrado de Linguística da Unifran: Textos e Contextos (organizado pelos professores doutores Juscelino Pernambuco, Maria Flávia Figueiredo e Naiá Sadi Câmara) e Trabalho doméstico no Brasil: exclusão legitimada (escrito pela mestre Diane Heire Silva Paludetto, sob orientação da prof. Dra. Maria Regina Momesso).

02-gel-2013-profas-Vera-e-Naia-e-alunos-do-mestrado

01-gel-2013-maria-flavia-e-fernando-ferreira-300x180