Professoras e alunas da Unifran visitam usina nuclear

June 2007

angra250.jpg

A professora de Proteção Radiológica Dra. Cassiana Viccari de Moraes e as alunas Ana Caroline Duque e Cristiane Ferreira, do curso de Tecnologia em Radiologia da Unifran, visitaram, no último dia 12 de junho, à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – Usina Angra I e II – no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A excursão didática foi promovida pela Universidade de São Paulo – USP.

Durante a visita, as três puderam conhecer melhor todo o funcionamento das duas unidades através de palestras – desde a produção de energia elétrica a partir da energia nuclear, que abastece parte do estado do Rio, até os cuidados com o meio-ambiente e a pretensão de implementar uma terceira unidade.

Para se trabalhar dentro das usinas é necessário que os operadores sejam submetidos a uma formação específica de seis anos, sendo que os dois últimos acontecem dentro de um simulador da sala de operação do reator, na própria usina.

“A visita foi impressionante pela organização, informação e conhecimento dessa área de geração de energia limpa, e que é muito utilizada por países como França e EUA. Agora pretendemos estender a visita para todos os alunos do curso para que, desta forma, possam ter visão de uma nova área de trabalho”, explica Cassiana.