Notícias

Professora realiza pesquisa inédita junto ao CEDER/NEIC


21
May 2008

foto1_mini_1.jpgA professora Dra. Marilu Diez Lisboa, de São Paulo, vem realizando na Unifran, desde outubro de 2007, uma pesquisa de Pós-Doutorado inédita na região. O trabalho conta também com a participação do professor Agnaldo Barbosa, supervisor do CEDER/NEIC/Unifran (Centro de Estudos do Desenvolvimento Regional / Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre a Indústria e Cadeia Produtiva Calçadista).
 
O projeto intitulado, "O desemprego na juventude: um estudo sobre o sentido do desemprego para jovens que residem em cidades de sub-regiões produtivas da indústria do calçado nas regiões Sudeste e Sul do país", aborda os problemas estruturais inerentes à dinâmica sócio-econômica local. "A preocupação com o sentido do desemprego para os jovens está ligada à importância do trabalho para a construção do ser humano e das sociedades. A complexidade do mundo do trabalho atual vem gerando, entre outras mudanças, o desemprego. Uma vez que o emprego vem se extinguindo, há no trabalho gerido pelo próprio sujeito uma esperança de evitar um dos mais importantes fatores de frustrações, o desemprego. Sabemos, de antemão, que os jovens não estão preparados para isto, principalmente os de classes econômicas menos favorecidas. O desemprego afeta o ser humano em todas as instâncias de sua vida, razão pela qual precisamos refletir e agir procurando alternativas para esta realidade. Em se tratando de jovens, mais grave e urgente me parece a busca de soluções por todos os atores sociais responsáveis pelo trabalho em nosso país", explica Marilu.
 
A pesquisa é financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo) e deverá ser finalizado em outubro do próximo ano.