Professora de Psicologia defende tese de Doutorado em Ribeirão Preto

August 2008

foto250_29.jpgNo último dia 29 de julho, a professora do curso de Psicologia da Unifran, Teresa Cristina Martins Leite Imada, recebeu o título de Doutora em Enfermagem em Saúde Pública, com a tese "Adaptação transcultural e validação da Family Dynamics Measure II (FDM II) para familiares de mulheres portadoras de câncer de mama no Brasil", defendida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP).

O estudo teve por finalidade adaptar a escala norte-americana FDM II para ser utilizada no Brasil. Essa escala avalia a dinâmica familiar, e após os processos de adaptação, foi considerada adequada para uso em nossa cultura, com familiares de mulheres portadoras de câncer de mama.

A intenção é que o instrumento seja utilizado em serviços de saúde para identificar famílias com dificuldades para enfrentar a situação de doença, contribuindo para que os profissionais ofereçam a assistência necessária. O Diretor de curso, Dr. Tales Vilela Santeiro, e a Coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia, Ms. Irene Rodrigues de Andrade, estiveram presentes, representando a Universidade de Franca. Santeiro também foi membro da comissão examinadora na ocasião. "A professora fez uma excelente apresentação, angariando elogios de todos os presentes e, em especial, dos membros da comissão avaliadora", disse o diretor.