Professora de Odontologia tem projeto de pesquisa aprovado pela Fapesp

July 2007

odonto250.jpgA professora de Odontologia da Unifran, Luciana Assirati Casemiro, teve seu projeto de pesquisa, intitulado "Avaliação da atividade antimicrobiana e da biocompatibilidade de uma pasta medicamentosa constituída à base de hidróxido de cálcio e óleo de Pterodon emarginatus Vogel", recentemente aprovado pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O objeto de estudo da professora tem como princípio desenvolver um novo material para ser utilizado no tratamento de canal.

O projeto foi aprovado no final de Junho. O material será elaborado a partir do óleo de sucupira (Pterodon emarginatus Vogel), uma planta com propriedades antimicrobiana e antiinflamatória. O objetivo da nova fórmula é eliminar a contaminação presente em canais radiculares infectados.

"É uma pesquisa importante para a Universidade que, cada vez mais, tem credibilidade junto a FAPESP, para os alunos que terão um novo material para as intervenções diárias e por fim, para o próprio paciente, que poderá ser beneficiado com esse novo material", explica a professora, afirmando que a pesquisa deverá ser concluída no ano de 2009, após as fases de laboratório e in-vivo.

Sucupira

A Sucupira é uma árvore típica da região do cerrado brasileiro e de transição e ocorre nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.

Várias propriedades medicinais estão atribuídas à árvore, como o óleo produzido por sua casca, que ajuda no tratamento de reumatismo e tem ações antiinflamatórias e antimicrobianas.