Professor participa de Encontro Sul-americano de Linguística em João Pessoa

November 2018

Dos dias 02 a 06 de outubro, o Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno, do Mestrado de Linguística da Universidade de Franca participou do Congresso da Associação de Linguística e Filologia da América Latina – ALFALITO 2018, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Para o evento o prof. Alexandre Marcelo Bueno apresentou o trabalho: “Discursos de imigrantes bolivianas na rede digital: efeitos de autonomia e apagamento das intervenções”.

O trabalho que teve como objetivo, discutir os mecanismos linguísticos e discursivos responsáveis pela criação dos efeitos de subjetividade e de individuação nos depoimentos de imigrantes bolivianas ligadas a uma plataforma online de cunho social, apresentou contraposições da visão estereotipada do povo boliviano. Uma imagem construída pelos meios de comunicação tradicional, que acaba por limitar a visão sobre determinados grupos estrangeiros em relação suas funções de trabalho.

Foi a primeira vez que o evento aconteceu no Brasil, sendo parte de uma série de atividades ligadas à ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina), a mais importante associação da área de Linguística.

Durante o evento, foram apresentados mais de uma centena de trabalhos de pesquisadores nacionais e latino-americanos da área de Linguística.