Notícias

Professor participa de congresso internacional em Rio Claro


20
May 2008

congresso250_1.jpgO professor de Educação Física da Unifran Ricardo Dantas de Lucas, esteve recentemente em Rio Claro para participar do II Congresso Internacional de Biodinâmica.

No evento, ocorrido entre os dias primeiro e 03 de maio, no campus da Unesp – Universidade Estadual Paulista – daquela cidade, Ricardor apresentou trabalho realizado com a equipe feminina de Voleibol de Franca, na temporada de 2003.

O trabalho, feito junto ao Departamento de Biomedicina. analisou os níveis de creatina kinase sanguínea durante 5 meses de preparação da equipe. O objetivo deste exame é detectar estresse muscular excessivo. Foi encontrado um aumento desta substância exatamente nos meses onde o treinamento foi mais exigente em termos de saltos.

De acordo com Dantas, foi um trabalho pioneiro com o esporte e os resultados foram tirados de um TCC do qual foi orientador.

Estes resultados confirmam que a creatina kinase pode ser um parâmetro laboratorial importante para controlar o nível de estresse em que os atletas são submetidos.