Professor lança livro sobre História brasileira

September 2008

venancio250.jpgNo dia 11 de setembro a Unifran será sede do lançamento do livro “Católicos, Monarquistas e Partidários da Ordem: a Política Conservadora na Província de Minas Gerais 1844-1853”, de autoria do Profº Anderson Luis Venâncio, do curso de Comunicação Social/História da Universidade e publicado pela Edifran – Editora Unifran. De acordo com o professor, o objetivo do livro é mostrar as relações entre a política mineira e a Corte do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1840 e 1850. “Depois de muito estudo, pesquisa e análise de diversos autores, o livro propõe ao leitor refletir de como se dá o jeito mineiro de fazer política”, diz Venâncio.

O livro é uma publicação que resulta da dissertação de mestrado defendida por Venâncio, no programa de Pós – graduação em História na Universidade Estadual “Júlio Mesquita Filho” (Unesp/Franca). O tema discutido serve tanto para documentar, quanto para salientar as interpretações sobre política no Brasil do séc XIX, em especial no que diz respeito às relações entre o poder central e os poderes locais, em sua dinâmica e tensões. “Espero que o livro seja bem recebido pelo público geral e principalmente pelo acadêmico especializado”, ressalta o professor.

O evento acontece no Rol do Teatro Central, a partir das 19h30.