Notícias

Professor integra Banca Examinadora de Doutorado


11
June 2008

tales250_1.jpgO professor e Diretor do Curso de Psicologia, Dr. Tales Vilela Santeiro, integrou  a Banca Examinadora da defesa de Tese de Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência, intitulada "Variáveis do terapeuta: análise de periódicos brasileiros (1998/2007)", de autoria de Emérico Arnaldo de Quadros.

A defesa, ocorrida na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no dia 11 de junho de 2008, contava ainda com os seguintes
examinadores: Dra. Elisa Medici Yoshida (Presidente); Marilda Emmanuel Novaes Lipp, Phd; Dr. Antônios Térzis e Prof. Dra. Geraldina Porto Witter.

"A tese focaliza um aspecto pouco abordado na literatura brasileira até o momento: a pessoa do psicoterapeuta. Embora seja um tema muito discutido informalmente entre psicólogos clínicos e psicoterapeutas, a pesquisa do Dr. Emérico Quadros salienta que ainda são escassas publicações decorrentes de pesquisas empíricas nesse enfoque. Há nesse sentido um certo descompasso entre o que tem sido observado no cenário internacional com o nacional, onde pesquisas, por exemplo, sobre a contratransferência, têm sido exaustivamente exploradas", relata Santeiro.