Professor é contemplado com bolsa da Fundación Carolina para pesquisadores brasileiros

April 2010

profMestrado250.jpgO professor Cassiano Merussi Neiva, docente do programa de Mestrado em Promoção de Saúde e do curso de Educação Física da Unifran, teve seu projeto selecionado para participar do programa Formação Docente Permanente, oferecido pela Universidad Politécnica de Madrid (UPM). A bolsa é dada pela Fundação Carolina, importante órgão espanhol de fomento à pesquisa, que juntamente com a CAPES selecionou os 12 melhores projetos de pesquisa de docentes brasileiros. Num total de mais de 300 que foram enviados.

O professor Cassiano permanecerá por dois meses na UPM, onde irá desenvolver pesquisa na área de nutrição, atividade física e obesidade. Seu projeto, o único selecionado na área de saúde, denominado “PRONAF – Programa de Nutrição e Atividade Física para o tratamento da obesidade” dá seguimento à sua Livre Docência e irá testar novas tecnologias portáteis na mensuração e avaliação de gasto e balanço energético de jovens e crianças obesas em seu cotidiano, à um baixo  custo, e ainda a testagem de programas de treinamento físico de elevada intensidade no controle da obesidade juvenil, diabetes e suas comorbidades. Neiva vem, ao longo de seis anos, ministrando cursos na UPM como professor convidado, fortalecendo o intercâmbio entre os pesquisadores dos dois países.