Professor de Pós-graduação em Ciências tem projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP

September 2009

foto-rodrigo250.jpgO Profº. Dr. Rodrigo Cassio Sola Veneziani, docente do Programa de  Pós-graduação em Ciências da Unifran teve recentemente seu projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O projeto intitulado “Óleo-resina de Copaifera langsdorfii: isolamento de metabólitos secundários, avaliação do potencial antimicrobiano frente a patógenos bucais e desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE”, tem como objetivo avaliar o potencial do óleo de copaíba no combate às várias doenças infecciosas bucais, tais como as cáries e as doenças periodontais, além de criar um método rápido e eficaz para analisar quimicamente este óleo e assim facilitar seu controle de qualidade e evitar falsificações.

Segundo o Profº.Rodrigo este novo aporte de recursos demonstra o interesse da Universidade e da FAPESP em intensificar as pesquisas que já vêm sendo feitas nesta área na insituição. “Em nosso grupo, a busca por novos compostos ativos contra doenças bucais é um esforço conjunto. Além de mim, muitos outros professores e alunos têm pelo menos uma parte de suas pesquisas voltadas neste sentido”, salienta Rodrigo.

Óleo de copaíba

O óleo de copaíba é um produto natural extraído do tronco de árvores do gênero Copaifera, que são encontradas em praticamente todas as regiões do Brasil. É bastante utilizado tanto na medicina fitoterápica tradicional, quanto na indústria farmacêutica e cosmética no preparo de cremes e loções graças à sua ação antisséptica e antinflamatória.