Notícias

Professor de pós-graduação em Ciências tem projeto aprovado pela FAPESP


26
May 2009

wilson250.jpgO Prof. Dr. Wilson Roberto Cunha, docente do Programa de  Pós-graduação em Ciências e dos cursos de Química e Engenharia Química da Unifran, teve seu projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O projeto intitulado “Moléculas de interesse – isolamento, identificação, modificações estruturais e avaliação em diversos ensaios biológicos” está inserido na linha de trabalho do grupo de pesquisas de produtos naturais da Unifran (GPNUF) que conta atualmente com 12 professores pesquisadores. O projeto aprovado contará com a colaboração dos professores Ademar A. da Silva Filho, Denise C. Tavares, Márcio Luís A. e Silva e Carlos H. G Martins.

Segundo Wilson, “a maioria dos fármacos disponíveis na terapêutica moderna é sintetizada, mas muitos deles foram originalmente extraídos de plantas ou se utilizou um protótipo que, por sua vez, também foi extraído de plantas. Dentro desta linha, nosso grupo de pesquisa tem investigado as atividades biológicas de várias classes de produtos naturais extraídos de espécies vegetais, obtendo inclusive várias patentes”.

Este projeto aprovado pela FAPESP visa à obtenção de algumas moléculas de interesse obtidas de fontes naturais, a realização de ensaios biológicos e a preparação de derivados semi-sintéticos para uma possível otimização dos resultados obtidos nestes ensaios biológicos.