Professor de Pós-graduação em Ciências ministrará curso em congresso internacional

November 2009

Miller250.jpgO professor Dr. Antônio Eduardo Miller Crotti, do Programa de Pós-graduação em Ciências, participará entre os dias 12 e 15 de dezembro, do 3º. Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (3º. BrMASS), em Campinas (SP).

No dia 12, Antonio Eduardo, ministrará o curso “Aspectos da interpretação do espectro de massas com ionização por electrospray”, que abordará os conceitos básicos teóricos relacionados ao tema.  “Recebemos o convite com muita satisfação e ficamos surpresos com o número de inscrições. Serão oferecidos mais de 15 cursos, sendo que alguns deles serão ministrados por palestrantes internacionais. Mesmo assim, o curso que ofereceremos foi o segundo com o maior número de inscritos”, esclarece.

De acordo com o professor, o interesse pelo curso deve-se principalmente ao fato de não existir ainda no Brasil nenhum material didático que aborde o tema. “A falta de um livro sobre espectrometria de massas, escrito em português e em linguagem simples, representa um grande obstáculo para o ensino desta técnica em cursos de graduação e de pós-graduação. Pensando nisto, temos em mão material suficiente para a elaboração de um livro sobre a técnica, que deverá ser publicado nos próximos anos”, explica Miller .

Além deste curso, o Profº. Miller proferirá, no mesmo congresso, uma palestra sobre o projeto de pesquisa intitulado “Prospecção de óleos essenciais de espécies brasileiras cultiváveis com atividade contra patógenos da cavidade bucal e sobre a mosca branca em tomateiro”, que desenvolve na universidade. O objetivo do projeto é a busca por óleos essenciais que possam ser utilizados na elaboração de enxaguatórios bucais e de inseticidas naturais. “Será uma ótima oportunidade para divulgarmos o trabalho do nosso grupo, que atualmente é constituído pelos alunos de iniciação científica Carlos Eduardo de Carvalho, Gabriela de Paula Aguiar e Kamila Akemi Lima Wakabayashi”, finaliza.