Notícias

Professor de Jornalismo ministra conferência em Florianópolis


21
November 2007

Cassio250_5.jpg O professor do curso de Jornalismo da Unifran, e também mestre, Cássio Tomaim, ministra conferência em Florianópolis (SC) durante o evento Variações sobre um tema – interpretações do Brasil e do Estado Novo, entre os dias 21 e 23 de novembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

O debate é uma iniciativa de reunir pesquisadores de diversas áreas para refletir e discutir os 70 anos do Estado Novo, período de 1937 a 1945 em que o Brasil experimentou a ditadura de Getúlio Vargas. O professor publicou recentemente o livro "Janela da Alma: cinejornal e Estado Novo – fragmentos de um discurso totalitário" (Annablume & FAPESP), em que reflete sobre o uso do cinema documentário pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do governo de Vargas, com a intenção de difundir entre os trabalhadores brasileiros um ideal totalitário de Brasil. O livro faz parte das publicações que serão lançadas durante o evento.

O título da conferência do professor gira em torno da temática da publicação, "O totalitarismo nas lentes do DIP/Estado Novo: o Cine Jornal Brasileiro", e integra a sessão Imagem, Cultura e Política, que conta com a participação da Professora Cristina Rosa (UFF), apresentadora da conferência "Luz, Câmera, Ação: O Estado Novo visto através do cinema",tendo ainda como debatedor o Professor Antonio Elíbio Jr. da UNISUL.