Professor de comunicação social obtém título de mestre

September 2009

mmelloeca_200px.jpgOs  cursos de graduação em comunicação social da Universidade de Franca (Unifran) têm mais um professor com o título de mestre. O professor Maurício de Mello, que atualmente leciona para as classes de jornalismo da Unifran, defendeu  no dia 28 de agosto, a dissertação de mestrado, intitulada: “O encontro da cultura popular e os meios de comunicação na obra de Solano Trindade – os anos em Embu das Artes (1961-1970)”, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

De acordo com Mello, a experiência de realizar a pesquisa de mestrado o fez pensar na continuidade dos seus estudos de pós-graduação. “Pretendo me aprofundar nas questões da cultura popular brasileira a fim de responder as novas indagações que surgem sobre o tema”, afirma ele, que durante três anos de investigação procurou apurar as relações das manifestações artísticas e culturais de caráter popular com o circuito de exposição ditado pelos meios de comunicação de massa no Brasil.

“Iniciei a análise no início da década de 60, passei pelo golpe de 1964 e observei o acirramento do regime militar e a consolidação da indústria cultural no país no começo dos anos 70”, resume Mello, a historiografia do seu trabalho, que teve como objeto a vida e a obra de Solano Trindade, poeta, teatrólogo e incentivador da cultura popular brasileira que nasceu em Pernambuco e, ao chegar a Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, estimulou um movimento de artes plásticas, literárias e teatrais que repercute até os dias de hoje naquela cidade.