Notícias

Professor de comunicação conquista título de especialista em Jornalismo Científico


04
July 2013

mello250.jpgO professor Maurício Mello, que leciona nos cursos de Comunicação Social da Universidade de Franca, conquistou o título de especialista em Jornalismo Científico pelo Instituto de Geociências (IG), Instituto de Artes (IA) e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) – unidades de ensino de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que se integram para oferecer a especialização lato sensu em Jornalismo Científico.
O curso frequentado pelo professor Mello durante um ano e meio, o que equivale a 420 horas/aulas, tem o objetivo de capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público e ampliar o debate sobre ciência e tecnologia, além de reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. “Um ponto interessante das aulas é a interação entre jornalistas e cientistas”, contou Mello sobre uma das experiências que vivenciou no Labjor.
Na intenção de se integrar com os cientistas de diversas áreas e aprofundar suas reflexões sobre a linguagem jornalística, Mello redigiu a monografia “Categorias e gêneros textuais do jornalismo científico”, apresentada como trabalho de conclusão de curso. “As discussões em aula me fizeram notar o quanto os cientistas têm dificuldade para divulgar suas pesquisas e resultados”, disse, sobre uma das hipóteses que orientou a redação científica. “Procurei estabelecer diretrizes para sistematizar as estruturas disponíveis para desenvolver o texto jornalístico e, assim, facilitar as iniciativas de divulgação científica para o cientista e a assimilação pelo público”, afirmou Mello.