Professor da Unifran participa do Congresso de Ortopedia e Reabilitação em Equinos (CORE)

December 2018

Entre os dias 01 e 04 de novembro de 2018, a Universidade Federal de Viçosa organizou o primeiro Congresso de Ortopedia e Reabilitação em Equinos (CORE) no Brasil. O termo “core” também se refere ao grupo muscular responsável pela estabilidade da coluna lombar.

A correta utilização dessa musculatura é essencial para aumentar o desempenho atlético, prevenir lesões na região lombar e aumentar a vida útil de cavalos atletas de alta performance. Baseado nisso, o congresso CORE teve como foco principal atualizar médicos veterinários quanto as principais terapias de fisioterapia e reabilitação em equinos. O evento contou com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais que ministraram palestras e minicursos sobre temas modernos como quiropraxia, ultrassonografia e kinesio taping.

O médico veterinário Guilherme Barbosa da Costa, pós-graduando pelo programa em Ciência Animal da UNIFRAN, participou do CORE como ouvinte e ainda apresentou três casos clínicos na forma de pôster: “Osteossintese de fratura múltipla na articulação úmero rádio ulnar de potro árabe”, “Osteossíntese de fratura do zigomático nos processos frontal/temporal em cavalo árabe” e “Ortodontia em equino com fratura de maxila”.

Ao ser questionado sobre a experiência de participar de um evento de grande porte e apresentar casos clínicos para os principais profissionais da área de medicina equina, o pós-graduando Guilherme Costa foi enfático: “No meu projeto de mestrado, investigo o uso de terapias alternativas para aumentar a performance e a recuperação muscular de cavalos atleta.  Esse é um projeto feito em parceria com os principais proprietários de cavalo de polo do Brasil. Todo o conhecimento obtido no evento já está sendo aplicado na minha rotina a campo e os resultados tem sido muito animadores. Além disso, tive a oportunidade de divulgar alguns casos clínicos que acompanhei durante o curso de graduação em medicina veterinária pela UNIFRAN. Os três trabalhos foram bem aceitos pelos participantes do evento, o que foi importante para a confirmar a relevância da UNIFRAN nas áreas de fisioterapia e reabilitação de equinos”.