Notícias

Professor da Unifran ministra palestra na Unesp de Araraquara


09
April 2008

cassiodivulgacao250_1.jpg O professor de Teoria da Comunicação do Curso de Comunicação Social da Universidade de Franca, Prof. Ms. Cássio Tomaim, ministra palestra no dia 17 de abril, às 9h30, no Anfiteatro Central da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara (SP). O tema da palestra será em torno das discussões que o professor desenvolveu em seu livro “Janela da Alma: cinejornal e Estado Novo — fragmentos de um discurso totalitário”, lançado em 2006 pela Annablume (São Paulo) e financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

O livro é resultado da dissertação de mestrado do professor desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Unesp/Franca, sob a orientação da Profa. Dr. Márcia Regina Capelari Naxara, com bolsa de pesquisa concedida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível).

 

Neste trabalho defendido em 2004, Tomaim procura apresentar o cinema do Estado Novo como um importante instrumento de legitimação do projeto autoritário posto para o Brasil de 1930 e 1940, durante a ditadura de Getúlio Vargas. “Neste período da história do Brasil, o cinema e outros meios de comunicação social foram peças imprescindíveis para a construção da imagem de Getúlio Vargas, tornando-a cotidiana e familiar entre os brasileiros”, comentou o professor. 

 

O livro “Janela da Alma: cinejornal e Estado Novo — fragmentos de um discurso totalitário” pode ser encontrado nos seguintes endereços eletrônicos www.annablume.com.br e www.2001video.com.br. Uma entrevista com o professor pode ser lida no http://www.2001video.com.br/entrevista_13.asp.   

 

Texto do professor Cássio Tomaim