Professor da Unifran lança livro sobre conceitos do Direito e Lei Maria da Penha

April 2012
prof.Recentemente o professor do curso de Direito Acir de Matos publicou o livro Discurso jurídico, mulher e ideologia: uma análise da Lei Maria da Penha. O livro possui conteúdo sobre conceitos teóricos da Análise do Discurso e do Direito, além de um capítulo com análise sobre a Lei Maria da Penha.

O livro tem como objetivo difundir os estudos sobre a Análise do Discurso (método utilizado na pesquisa para análise da Lei); resgatar os direitos da mulher e as discriminações sofridas por ela até a presente data como forma de impedir o retrocesso e propagar a Lei Maria da Penha, com o intuito de diminuir a desigualdade social e incentivar a mulher vítima de violência doméstica a denunciar o agressor.

Para o professor Acir a publicação da obra significa amadurecimento pessoal e profissional. “Escrever um livro permite que qualquer leitor tenha acesso ao mundo do autor e dele tire suas próprias conclusões, concordando ou não com o posicionamento do autor. Além de ser a realização de sonhos, dentre deles, o de incentivar os demais profissionais, alunos e a comunidade que é possível materializar em um livro os esforços pessoais, profissionais e acadêmicos”.

O livro teve sua conclusão em três anos, após uma premiação do mestrado com o mesmo tema. “Este livro é genuinamente francano. O autor é francano, os estudos foram desenvolvidos no mestrado em Linguística na Universidade de Franca, a editora é de Franca, a capa é do artista plástico W. Veríssimo que também é francano” finaliza o professor.

A publicação pode ser retirada para leitura e pesquisa na biblioteca da Universidade.