Professor da Unifran conta em livro como desenvolveu aulas de teatros para afásicos

July 2008

tonezzi250.jpgO professor de pós-graduação da Unifran, José Tonezzi, desenvolveu um projeto pioneiro através de sua tese de mestrado da Unicamp em 2003, cuja finalidade é levar o teatro às pessoas afásicas.

O resultado da tese transformou-se no livro “Distúrbios de Linguagem e Teatro: O Afásico em Cena” (Plexus Editora, SP), lançado no começo do ano. Todo o trabalho foi desenvolvido no Centro de Conveniência de Afásicos (CCA), espaço direcionado à interação de pessoas afásicas e não-afásicas ligado ao Laboratório de Neurolinguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.

Na obra, o professor conta como levou o teatro às pessoas afásicas sem subestimá-las e sem temer que se deparassem com suas incapacidades e limitações, oferecendo uma maneira de explorar a linguagem e a comunicação. Todo o trabalho foi estabelecido com base em programas de exercícios de iniciação teatral destinado às pessoas que nunca fizeram teatro. "Esses programas têm como intuito a integração, a dinâmica, o jogo, o conhecimento, o autoconhecimento, a expressividade, a representação e a improvisação", conta.

Tonezzi é doutor em Teoria e Técnica Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com estudos na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, na França. É graduado em Artes Cênicas e mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp.  Atualmente, além de lecionar na Unifran, dirige o Laboratório do Ator, na cidade de Campinas (SP).

O livro pode ser comprado aqui ou encomendado diretamente nas livrarias.

Afasia

As afasias são problemas de linguagem provenientes de lesões cerebrais, cujas causas podem ser: acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano e tumores. Geralmente, os afásicos têm dificuldades de comunicação, com ênfase na expressão verbal.