PPG em Promoção de Saúde realiza atividades para prevenir idosos de quedas

julho 2019

Em comemoração ao dia Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos, no dia 24 de junho de 2019 as pesquisadoras Profa. Lilian C. Gomes do Nascimento e Profa. Dra. Ana Paula Borges, acadêmicos do curso de fisioterapia, psicologia e mestrandos do PPG em Promoção de Saúde, integrantes do Grupo de Pesquisa do CNPq de Educação e Pesquisa em Promoção da Saúde, Comunidade e Desenvolvimento Humano da Universidade de Franca – UNIFRAN, realizaram atividades sensibilizadoras em duas instituições frequentadas por idosos do município de Franca – SP.

A queda é um evento comum em idosos, e acarreta graves consequências, sendo a principal causa de morte acidental entre os idosos, considerada um problema de saúde pública. Embora não seja um fato corriqueiro, a queda pode sinalizar o início de fragilidade em detrimento do envelhecimento ou indicar a presença de uma doença aguda. Dessa maneira, é importante traçar estratégias e realizar ações de prevenção, tanto com os idosos que se apresentam em um contexto mais frágil, como com idosos ativos, afim de promover a saúde desta população.

Os participantes conscientizaram idosos e cuidadores sobre o grande perigo da queda. Também ponderaram sobre os fatores que podem contribuir para que ocorra, realizaram avaliações cognitivas e físicas afim de verificar o risco de queda de idosos nas comunidades envolvidas e ainda fizeram uma bateria de exercícios a afim de estimulá-los a praticarem atividades que possam contribuir para a melhora do equilíbrio.

Esta ação foi desenvolvida em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde, o curso de Fisioterapia e o Comitê de Inserção Social da UNIFRAN, a Instituição de ensino que integra a Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e a Rede Ibero-Americana de Universidade Promotora de Saúde (RIUPS).

A atividade visa ainda contribuir para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, especificamente com o ODS3, relacionado com a saúde e bem-estar.