PPG em Promoção de Saúde: ações de atenção à saúde na Educação Pública

March 2016

A Unifran em parceria com a Secretaria Estadual de Ensino iniciou um trabalho de saúde e prevenção com jovens da rede pública de ensino na Escola Estadual Capitão José Pinheiro de Lacerda.  Entende-se que a educação básica (educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio) tem como finalidade, desenvolver o educando para o exercício da cidadania, que segundo Prof. Dr. Carlos Henrique Martins, coordenador do Programa de Promoção de Saúde, a presença dos pesquisadores do programa na escola cumpre esse papel social e sua inserção local.

Nesse compromisso social as pesquisadoras do PPG. de Promoção de Saúde Profa. Dra. Maria Aparecida Tedeschi Cano e a Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo estiveram em março, na escola junto aos alunos dos primeiros anos do ensino médio, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Foram encontros de mobilização e sensibilização tendo como tema inicial a autoestima. Utilizaram-se metodologias participativas que focaram no universo do adolescente, oportunizando discussões sobre a família, estudo, amizade, sonhos e perspectivas de futuro.

Está programado para 2016 outros eventos e mais temas. Todos com colaboração da coordenadora do ensino médio Profa. Aparecida Helena Costa de Oliveira e dos professores da escola pública. Nesse projeto, também estão envolvidos os Programas de pós-graduação em Ciências, Ciência Animal e Linguística da Universidade de Franca.