Pós-graduação em Ciências da Unifran aumenta quadro de docentes bolsistas do CNPq

January 2010

pesquisa250_3.jpgO programa de pós-graduação em Ciências da UNIFRAN, nos níveis de mestrado e doutorado, destaca-se pelo seu alto nível científico e a alta qualidade do seu corpo docente e discente. Desde sua implantação em 2004 foram realizadas importantes pesquisas em diversos setores científicos com resultados altamente significativos que redundaram na publicação de inúmeros artigos científicos internacionais, bem como o registro de várias patentes. Além disto, as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos pesquisadores do Programa atendem demandas e problemas de empresas nacionais ou multinacionais, sendo que as pesquisas desenvolvidas procuram ter forte contexto regional.

As resoluções de problemas de grandes indústrias, não apenas da cidade de Franca, como de sua região transformam-se em dissertações de mestrado ou teses de doutorado. Cerca de 20 patentes nacionais e internacionais foram solicitadas, com grande destaque na mídia nacional, como por exemplo, o desenvolvimento de pesquisas na área de doença de Chagas, que foi destaque de vários jornais e telejornais regionais e também tema de um programa do Globo Repórter. Recentemente, estudos desenvolvidos na área de produtos naturais foram novamente destaque de diversas programas e revistas, estes estudos relatam que o orégano, uma espécie vegetal muito usada na culinária, é eficaz em baixar a glicemia de pacientes diabéticos. Patentes para uso e re-uso de sais de crômio, tão empregados na indústria de curtimento de couro de nossa região, também foi requerida.

O Programa de pós-graduação em Ciências, que conta ainda com várias parcerias com centros de pesquisa europeus e americanos, inicia o ano de 2010 com mais novidades: quatro docentes pesquisadores tiveram seus projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq e serão bolsistas de produtividade do órgão a partir de março de 2010. Os novos docentes são: Prof. Dr. Ademar Alves da Silva, Profa. Dra. Ana Helena Januário, Profa. Dra. Denise Crispim Tavares e Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi.

A pós-graduação em Ciências, que já contava com mais quatro bolsistas de produtividade, Prof. Dr. Eduardo José Nassar, Prof. Dr. Katia Jorge Ciuffi (coordenadora do programa), Prof. Dr. Márcio Luis Andrade e Silva (vice-coordenador do programa) e Prof. Dr. Wilson Roberto Cunha, passará agora a contar com 60% de seu quadro de docentes constituídos por bolsistas pesquisadores. Esta conquista premia os esforços dos docentes, alunos, reitoria e diretoria da UNIFRAN na consolidação de um Programa de Pós-Graduação de excelência, além de atestar a competência do seu quadro de docentes e discentes.

O Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa é um dos mais tradicionais instrumentos de apoio do CNPq de concessão de bolsas ao pesquisador. Foi instituído pelo CNPq em 1951, com a finalidade de distinguir o pesquisador, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento da instituição. Para obter a bolsa, o pesquisador deve possuir o título de doutor e um perfil científico de alto nível. Portanto, podemos dizer que a Universidade de Franca tem se destacado na formação de recursos humanos altamente qualificados para a região de Franca e o resto do Brasil.

O programa de pós-graduação em Ciências está com as inscrições abertas para o processo seletivo nos níveis de mestrado e doutorado. Informações sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas e processo seletivo podem ser obtidas no site http://www.mestradoemciencias.unifran.br.