Pesquisadores da UNIFRAN e da UEMG desenvolvem material inovador para a liberação controlada de remédios

outubro 2019

A Universidade de Franca – UNIFRAN, anuncia mais uma pesquisa concluída com sucesso e que já está sendo considerada uma grande revolução no mercado de medicamentos. Realizado pela equipe de cientistas da Instituição, em parceria com a UEMG (Universidade de Minas Gerais), o estudo apresenta o siloxano-poliéter, um material flexível, transparente e com características de hidrogel, que permite a ativação de remédios no organismo .

A solução desenvolvida pela equipe, composta por Beatriz B. Caravieri, ex-aluna do curso de pós-graduação em Ciências da UNIFRAN, Natana AM de Jesus (ex-aluna de pós-graduação em ciências), Lilian K. de Oliveira (UEMG ), Marina D. Araújo (cursando graduação em Farmácia), Gabriele P. Andrade (cursando graduação em Farmácia) e Eduardo F. Molina, que testou o uso de um anticancerígeno e um anti-inflamatório, representam uma grande contribuição para resolver um dos maiores desafios da indústria farmacêutica da atualidade: colocar à disposição dos pacientes um sistema que permita a liberação de medicamentos controlados no organismo, de forma simultânea, contidos em uma única cápsula.

Segundo Eduardo Ferreira Molina, professor de Unifran e coordenador do projeto, o material tem capacidade de absorver volumes altos de água sem dissolução e, por isso, é considerado ideal para a remoção de remédios. “O sistema deve chegar ao mercado como droga para encapsular e liberar controladamente uma série de agentes terapêuticos, inclusive quimioterápicos, usados ​​no combate ao câncer, e contribuir para a diminuição dos efeitos causados ​​pelos efeitos”, afirma o pesquisador.

Os testes do produto incluíram uma série de experiências (in vitro), como imersão de material em água com temperatura e nível de acidez (pH) semelhantes aos encontrados no intestino humano. A molina ainda explica “que por meio de um método comum de análise de moléculas e outros tipos de substâncias químicas (espectroscopia no ultravioleta visível) foi possível obter a quantidade de ativos farmacológicos liberados na solução. “Os resultados comprovaram a eficiência do material liberado e os medicamentos em média igual e mantêm a liberação ao longo do tempo, um efeito inédito com estes materiais na literatura científica”, complementa.

Para a UNIFRAN, é de extrema importância que pesquisas científicas sejam executadas na instituição. “Creio que além de agregar para a formação de alunos, profissionais altamente qualificados na área, este projeto pode contribuir como um avanço para uma pesquisa e novas tecnologias”, diz Molina. “O estudo também mostra como estamos avançados em todas as áreas da ciência e a relevância do nosso papel na região de Franca e de todo o Brasil”, finalizou Molina.

O estudo, que teve o apoio da FAPESP (n ° 2015 / 02802-2), foi publicado na revista Applied Bio Materials, da American Chemical Society. Para saber mais sobre uma pesquisa, acesse aqui .