Pesquisador tem trabalho publicado nos Estados Unidos

October 2009

cesar-mello250_1.jpgO Prof. Dr. Cesar Mello, docente/pesquisador do Mestrado e Doutorado em Ciências (Química), da Universidade de Franca, teve recentemente publicado nos Estados Unidos, no “Periódico de Física-Química”, um trabalho que foi dissertação de mestrado de um seu orientado. Pela sua importância, o trabalho foi publicado em tempo recorde – 3 meses -, o que normalmente demora até ano. Qual não foi a sua surpresa quando,  recebeu a notícia de que o seu trabalho foi selecionado para ser publicado eletronicamente, no Periódico Virtual de Pesquisa em Física Biológica daquele país, pela Sociedade Americana de Física. A importância das publicações é medida pelo fator de impacto do periódico onde é publicado. E o Periódico Virtual é detentor de um dos maiores impactos da ciência, pois ele não recebe trabalhos para publicar, mas sim escolhe entre as melhores publicações do mundo, aquelas que vão ser publicadas por ele. O texto a seguir é a tradução do e-mail que o ilustre pesquisador recebeu comunicando-lhe o fato. Abaixo segue o convite original:

"Nós temos o prazer de informá-lo que seu artículo, “Formação das microestruturas de uma mistura  aparentemente homogênea, ideal,  de etanol e metanol: uma evidência experimental  e em espectroscopia de duas dimensões”,  publicado no “Periódico de  Física Química, 131, 084501 (2009), em  1 de setembro de 2009 foi selecionado para publicação no Periódico Virtual de Investigação em Física Biológica. O Periódico Virtual, que é publicado pela Sociedade de Americana Física e o Instituto Americano de Física, em cooperação  com numerosas outras Sociedades e Editores, é uma compilação corrigida dos artigos de editores que participam, cobrindo uma área enfocada de pesquisa de ponta e novas descobertas científicas de grande alcance e que mudem as bases da ciência. Você pode ter acesso ao Periódico Virtual em  http://www.vjbio.org/vjs/rss  –graças à sua contribuição (pelo trabalho selecionado)".

Entre os trabalhos inscritos, apenas 10 foram selecionados para serem apresentados oralmente. E este foi um deles, sendo que entre os 10, nada menos do que 7 são produtos de pesquisa de Prêmios Nobel em Física ou Química.