Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Universidade de Franca tem projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP

April 2013

carlos250_1_1.jpgO Prof. Dr. Carlos Henrique G. Martins obteve junto a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP, aprovação de financiamento de um projeto de pesquisa para o biênio 2013-2015. O pesquisador é docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Universidade de Franca e desenvolverá o projeto intitulado “Diterpenos do tipo caurano: atividade antibacteriana frente a bactérias anaeróbias e análise proteômica”. Este projeto também conta com a colaboração dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Prof. Dr. Sérgio Ricardo Ambrósio, profa. dra. Denise C. Tavares, Profa. Dra. Lizandra G. Magalhães, prof. dr. Rodrigo Cássio S. Veneziani e profa. dra. Raquel Alves.
 Segundo o Prof. Dr. Carlos Henrique Martins, este projeto irá permitir que as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Microbiologia Aplicada deem um salto qualitativo, pois com o financiamento deste projeto serão adquiridos novos equipamentos que serão muito importantes para a confirmação de algumas hipóteses de pesquisas anteriores.
 Este projeto tem como objetivos confirmar a ação antibacteriana de 17 diterpenos do tipo caurano frente a um painel de bactérias anaeróbias representativas da cavidade bucal, bem como avaliar a citotoxicidade e prever o alvo de ação desses compostos nas bactérias avaliadas. Portanto, este projeto de pesquisa básica poderá permitir o desenvolvimento de novos medicamentos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico nacional e contribuindo para o sucesso no tratamento endodôntico, finaliza prof. Martins.