Pesquisador da Unifran tem projeto apoiado pela FAPESP

May 2010

carlos250_1.jpgMais um docente do programa de pós-graduação em Ciências da Universidade de Franca obtém, junto à FAPESP, apoio financeiro para projeto de pesquisa. O professor Dr. Carlos Henrique G. Martins, também docente dos cursos de graduação em Biomedicina e Odontologia, teve seu projeto de pesquisa intitulado “Avaliação Antibacteriana de Diterpenos do Tipo Pimarano Frente a Patógenos Causadores de Infecções Endodônticas” aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O projeto será desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Microbiologia Aplicada (LaPeMA) da Universidade de Franca e faz parte de uma das linhas de pesquisa do programa de Ciências. Esta pesquisa também contará com a colaboração dos professores doutores Sérgio Ricardo Ambrósio, Rodrigo Cássio Sola Veneziani e Denise Crispim Tavares.

O objetivo desse projeto será avaliar diferentes técnicas de atividade antibacteriana e atividade citotóxica de substâncias de produtos naturais potencialmente promissoras, frente a bactérias anaeróbias (agentes de infecções endodônticas).

As infecções bucais, incluindo as endodônticas, podem ter como consequência imediata a perda dos dentes. Entretanto, os danos causados à boca não se limitam ao foco infeccioso e suas consequências no processo mastigatório. Uma vez estabelecida a infecção, estes focos podem extrapolar o âmbito bucal, vindo a causar uma série de outras patologias sistêmicas. Segundo o Prof. Dr. Carlos Martins, “métodos e técnicas de instrumentação não são capazes de eliminar todos os microrganismos presentes no canal radicular e as substâncias químicas empregadas como adjuvantes para esta finalidade podem apresentam efeitos indesejáveis”, disse. “Soma-se a este quadro, o problema do crescente desenvolvimento de resistência antimicrobiana entre as populações bacterianas. Assim, a descoberta de novos agentes antimicrobianos para esta finalidade é de importância fundamental”, finaliza o professor.