Participação do Mestrado em Linguística no IX Colóquio do Grupo Era

November 2017

Os professores, Juscelino Pernambuco, Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Vera Lúcia Rodella Abriata, Maria Flávia Figueiredo, Fernando Aparecido Ferreira e Aline Maria Pacífico Manfrim, e muitos alunos do Mestrado em Linguística da UNIFRAN participaram, no Claretiano-Centro Universitário de Batatais, do IX Colóquio “Perpetuidade e Retórica”, do Grupo de pesquisas em Estudos de Retórica e Argumentação (ERA), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), nos dias 20 e 21 de outubro.

A programação teve duas mesas-redondas: a 1ª “Perpetuidade e Retórica”, com as palestras: “Romance e Retórica”, proferida pelo prof. dr. Juscelino Pernambuco, e “O Caráter Milenar da Retórica e sua Atuação Multifacetária nos Dias Atuais”, proferida pela Profa. Dra. Lineide Lago Salvador Mosca.  A moderadora foi a Profa. Dra. Camila Araújo Beraldo Ludovice. A 2ª, no dia 21/10, “Paixões sob o olhar da Retórica e da Semiótica”, com as palestras: “A Cólera em O Amigo da Onça”, da Profa. Dra. Ana Cristina Carmelino; “Semiótica e Retórica: análise de uma charge de Angeli” da Profa. Dra. Vera Lúcia Rodella Abriata e “Humor e Medo em Relatos Selvagens” da Profa. Dra. Ana Lúcia Magalhães. A moderadora dessa mesa foi a Profa. Dra. Sílvia Scola. À tarde do dia 21, aconteceram as sessões de Comunicação Oral e muitos alunos do Mestrado em Linguística, turma de 2017, apresentaram seus trabalhos de pesquisa.

LANÇAMENTO DE LIVRO

O Prof. Dr. Juscelino Pernambuco lançou, no mesmo evento, o livro “Diálogos com a gramática, leitura e escrita”, com prefácio da Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP). O livro está à venda em muitas livrarias do Brasil, no site da editora Appris e na Amazon, em formato de e-book.