Parceria da UNIFRAN e Universidade Espanhola tem 1ª tese de cotutela concluída

setembro 2019

No dia 02/09, a Universidade de Franca – UNIFRAN, teve sua primeira tese de doutorado em regime de cotutela concluída. O programa de internacionalização é fruto da parceria com a Universidade de Salamanca e permite certificado de dupla titulação de doutorado.

A tese, defendida pelo engenheiro químico Tiago Honorato da Silva, faz parte do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciências da UNIFRAN e propõe um novo composto para tratamento de esgoto doméstico, removendo moléculas poluentes de remédios e outras substâncias, como o café, após descarte na água e no ecossistema, despoluindo, assim o meio ambiente. A tese foi escrita no formato de um compilado de artigos originais de investigação, publicados em revistas científicas de prestígio e indexadas na edição científica do Journal Citation Reports.

Para Tiago, que realizou uma parte do Doutorado na Espanha e o restante em Franca, a experiência internacional foi de extrema importância para o processo de pesquisa e aprendizagem, a qual ele informa ter sido uma experiência fantástica, enriquecedora e produtiva em uma das mais conceituadas universidades do mundo, o que contribuiu para seu desenvolvimento profissional, pessoal e cultural. Ainda completou, que a cotutela é muito importante por abrir portas para a possibilidade de um título internacional para os estudantes, dando em seu caso, a oportunidade de conhecer outras culturas, um novo país, além de desenvolver seu trabalho de doutorado.

A Universidade de Salamanca é uma instituição de ensino superior pública, situada na cidade de Salamanca, na Espanha, a mais antiga do país, além da quarta fundada na Europa, ficando atrás somente das universidades de Bolonha, Oxford e Paris.

A Reitora Profa. Katia Jorge Ciuffi da UNIFRAN comentou que as instituições são cada dia mais cobradas pela internacionalização e, graças à parceria com a Universidade de Salamanca a UNIFRAN tem conseguido notas altas perante aos órgãos estudantis, ainda mais quando se trata da terceira universidade mais antiga da Europa, com 800 anos de existência, como a Universidade de Salamanca. Disse também que ver a primeira tese de cotutela ser concluída, mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela UNIFRAN e reforça a qualidade na educação da Instituição, além de impactar positivamente a formação dos alunos.

Tiago que recebeu titulação dupla, tanto no Brasil como na Espanha, foi orientado na UNIFRAN pelo prof. Dr. Emerson Henrique de Faria e na Universidade de Salamanca pelo catedrático Dr. Miguel Angel Vicente Rodriguez.

Para saber mais sobre o Doutorado em Ciências da Unifran clique aqui.