Notícias

Docente realiza oficina na UNIFRAN no Dia Internacional de Erradicação da Pobreza


24
October 2018

No dia 17/10, foi ministrada pela Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN, a Oficina: “O enfrentamento da fome e da miséria no Brasil, para relembrar a importância desse debate nos dias atuais.

A ideia da erradicação da fome surgiu em 17 de outubro de 1987, quando Joseph Wresinski em Paris, convidou as pessoas a se reunirem em honra das vítimas da fome e da pobreza, no local onde tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Ao seu apelo responderam cem mil pessoas. Porém, a data só foi oficializada pela ONU em 1992. O objetivo dela é conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.

De acordo com dados da UNESCO, mais de 840 milhões de pessoas continuam sofrendo de fome excessiva entre os anos de 2011 e 2013 em todo o planeta.  No Brasil, de acordo com estimativas, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema. De acordo com o PNAD (2016) entre 2002 e 2014 o país teve uma redução significativa da pobreza extrema (77%) e da pobreza relativa (73%). Porém, os recentes ajustes fiscais e os cortes orçamentários em políticas públicas, afetaram esses indicadores.

Assim, o espectro da fome no Brasil, pode estar voltando com maior rapidez do que se possa imaginar e deve exacerbar as condições de desigualdade, afetando mais significativamente famílias, mulheres, negros, índios e outros segmentos populacionais, que vivem situações de vulnerabilidade e risco social. Vale lembrar que a Erradicação da Pobreza e da Fome são os primeiros desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto em 2015, na Agenda 2030. (ONU).

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, trata-se de justiça social, pois todos tem o direito de viver em condições de DIGNIDADE e com QUALIDADE DE VIDA. A erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões é o maior desafio global, requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Mahatma Gandhi