Oficina de Alimentação Saudável acontece na UNIFRAN em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

October 2018

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação foi realizado no dia 24/10, na Unifran, a Oficina: Alimentação Saudável: higienização e montagem de diferentes tipos de saladas. A oficina foi organizada pelas alunas do Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unifran, Élen Lúcia B. S. Ferro, Sanicler Campos, Jaciara Ribeiro Terra e Maritza Alejandra Amaya-Castellanos, sob orientação da Profa. Dra Marina Manochio Garcia Pina, docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e também a participação de alunos do curso de Nutrição da instituição.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16/10 e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945.

A cada ano adotam um tema diferente para destacar as áreas que mais necessitam de uma ação, uma intervenção e para fornecer um foco em comum. A maioria dos temas gira em torno da agricultura, pois os investimentos na agricultura, junto com o apoio à educação e à saúde, poderão erradicar a fome e a má nutrição no mundo. O tema de 2018 é: “As nossas ações são o nosso futuro. Um mundo com fome zero para 2030 é possível”.

O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Segurança alimentar é ter uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, porém essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.

O relatório da FAO, Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2017 indica que o Brasil será capaz de acabar com a fome, que hoje atinge cerca de 3% da população, até 2030. E para garantir a segurança alimentar e nutricional, os brasileiros precisam ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e praticar exercícios físicos e a oficina Alimentação saudável: Higienização e montagem de diferentes tipos de saladas veio para mostrar que isso é possível com alimentos saudáveis e de baixo custo.