Nota de Esclarecimento sobre o FIES – Unifran

April 2015

Prezado aluno,

Diante o cenário de dificuldades na formalização de novas contratações de financiamentos estudantis pelo Programa FIES, a Universidade de Franca esclarece que vem buscando alternativas para que a comunidade acadêmica não seja prejudicada.

No entanto, é importante esclarecer, que:

• A Unifran não restringiu o número de vagas para o FIES, embora caiba à instituição optar pela limitação de vagas, ou não, quando realiza a inscrição no programa. Apesar de não termos sido informados oficialmente, tomamos ciência agora de que o MEC limitou as vagas oferecidas. Infelizmente, não temos informações a respeito da quantidade de vagas por curso que nos foram destinadas.

• A Unifran não possui autonomia na aprovação de aditamentos dos contratos FIES, esta prerrogativa pertence ao Governo Federal – MEC.

• Se no ato da inscrição houver limitações de disciplinas, valores ou número de vagas é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal.

• Os problemas ocorridos no acesso do sistema SISFIES são de total responsabilidade do FNDE.

Ressaltamos que a Universidade está empenhada em ajudá-lo a financiar seus estudos, cumprindo, como sempre a fez, com todas as obrigações legais que lhe cabem, inclusive no que se refere à legislação que rege o Programa FIES e também oferecendo o PRAVALER, programa de crédito universitário privado.

Atente-se aos prazos:

Solicitação de novos contratos: até 30/04
Solicitação de
aditamentos de renovação: até 29/05

Para mais informações, solicitamos que você procure o Crédito Educativo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das às 18h ás 20h, no Bloco Administrativo.

Atenciosamente,
Reitoria da Universidade de Franca