Na Casa da Cultura: Linguística ministrou curso sobre quadrinhos

May 2016

O professor doutor Fernando Aparecido Ferreira, docente do programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN, ministrou o curso “A Linguagem dos Quadrinhos” entre os dias 23 de março e 20 de abril de 2016, na Casa da Cultura e do Artista Francano.

Com o objetivo de promover o conhecimento acerca do potencial expressivo e comunicativo dos quadrinhos, bem como com o intuito de fomentar as discussões sobre o tema na comunidade, o curso foi gratuito e aberto à população de Franca e contou com a participação de jovens estudantes e graduados em cursos ligados principalmente às áreas da comunicação visual e das ciências humanas e sociais. Nos quatro encontros, os seguintes temas foram abordados: a história em quadrinhos enquanto gênero linguístico; as particularidades da linguagem dos quadrinhos; a relação entre o verbal e o visual; um panorama histórico das histórias em quadrinhos; a leitura dos quadrinhos; os grandes autores; escolas estéticas; etc. Os encontros contaram com abordagens analíticas de obras de referência, e, no último deles, os participantes apresentaram análises baseadas no que foi discutido no curso.

Os estudos dos quadrinhos fazem parte das investigações do Prof. Fernando que, no Mestrado em Linguística da UNIFRAN, realiza pesquisas e orienta projetos nos campos teóricos da Linguística Textual e da Argumentação e Retórica. O curso ministrado pelo pesquisador, na Casa da Cultura e do Artista Francano, representa a oportunidade de compartilhar as descobertas de seus estudos com a comunidade.

noticia_02

noticia_03